quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Kung fu
O kung fu foi desenvolvido na China como uma arte de guerra a mais de 3000 anos, e hoje é uma das artes marciais mais difundidas no mundo.
Seus movimentos são inspirados nos animais, na natureza e em aspectos cultuais e históricos da China.


O termo “kung fu” ficou muito popular graças a sua exposição através de filmes como os de Bruce Lee e do seriado “Kung Fu”, com David Carradine. Contudo, “kung fu” tem um significado mais amplo, referindo-se a uma habilidade atingida após um tempo de esforço. Poderíamos dizer então que um pintor tem um bom kung fu, caso ele se dedique a sua arte, ou que uma mãe ou pai tem um bom kung fu para administrar o lar.


A palavra “Wu Shu” (wu: marcial/ shu: arte) seria mais correta para designar a arte marcial, mas hoje em dia ambas são aceitas, apesar de no Brasil “wu shu” ser mais utilizado para se referir à forma contemporânea e desportiva do kung fu, criada em 1950. 
Além de uma arte marcial e esporte, o kung fu também pode ser um sistema de defesa pessoal e uma filosofia de vida, que busca o aprimoramento e bem estar físico e mental.
Sua base filosófica se dá no Budismo, Taoísmo e Confucionismo, auxiliando no desenvolvimento de virtudes como disciplina, bom caráter e respeito a si e ao próximo.











Como uma arte milenar, a origem do kung fu esta envolta em mistérios. Apesar de muitos atribuírem erroneamente ao monge indiano Bodhidharma, a criação do kung fu foi um processo que se deu ao longo da história, e a maioria dos registros infelizmente se perderam no caminho. Eventos como o incêndio do Templo de Shaolin, furtos e diversas guerras são algumas razões por não termos hoje muitos documentos que auxiliem no estudo da história desta arte milenar. 
Além da história oral, passada de pai para filho e mestre para aluno, alguns indícios como gravuras ou armas encontradas por escavações arqueológicas dão algumas pistas da idade desta arte marcial.
O kung fu foi dividido desde sua criação em “estilos”, que são maneiras diferentes de desenvolver as técnicas.


Academia Kung Fu Sanshou Wu Tao Londrina
Academia Kung Fu Sanshou Wu Tao Cambé
Boxe Chinês Wushu




sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Regras Sanshou

As categorias são divididas por peso e idade.
Por idade:
Juvenil (15 a 17 anos)
Adulto (18 a 35 anos)

Masculino:
Categoria 48 kg ( ≤ 48 kg)
Categoria 52 kg ( > 48 kg - ≤ 52 kg)
Categoria 56 kg ( > 52 kg - ≤ 56 kg)
Categoria 60 kg ( > 56 kg - ≤ 60 kg)
Categoria 65 kg ( > 60 kg - ≤ 65 kg)
Categoria 70 kg ( > 65 kg - ≤ 70 kg)
Categoria 75 kg ( > 70 kg - ≤ 75 kg)
Categoria 80 kg ( > 75 kg - ≤ 80 kg)
Categoria 85 kg ( > 80 kg - ≤ 85 kg)
Categoria 90 kg ( > 85 kg - ≤ 90 kg)
Categoria acima de 90 kg ( > 90 kg)

Feminino:
Categoria 48 kg ( < 48 kg)
Categoria 52 kg ( > 48 kg - ≤ 52 kg)
Categoria 56 kg ( > 52 kg - ≤ 56 kg)
Categoria 60 kg ( > 56 kg - ≤ 60 kg)
Categoria 65 kg ( > 60 kg - ≤ 65 kg)
Categoria 70 kg ( > 65 kg - ≤ 70 kg)
Categoria acima de 70 kg ( > 70 kg)

Regras
Tempo limite de 2:00 minutos por round (1:30 minutos para a categoria Juvenil), descanso entre rounds de 1:00 minuto.
Golpes nas genitais e nuca são inválidos
Para os golpes valerem pontos, ele deve fazer o adversário se mexer, não adianta apenas dar toques sem força.
Vale chutar, socar derrubar o adversário e joga-lo fora do ringue.
O ringue oficial é um quadrilátero tablado enborrachado 8 x 8 metros e elevado. As imediações externas do ringue são cobertas por folhetos de tatame de borracha.
Agora Valendo Joelhada.

Seguirá regras internacionais:
Valendo chutes, socos, joelhadas, quedas e arremessos. Não podendo usar golpes de quebramentos e nem cotovelada neste evento, torções e golpes em pontos vitais: como contato com os olhos, garganta, nuca, testiculos, técnica usando a cabeça são ilegais. O lutador pode vencer tanto por knockout como por pontos, os combates será de 3 rounds de 2 minutos cada, 1 minuto de descanso. (Caso o atleta vença  2 rounds seguidos, o mesmo será o vencedor do combate) sem precisar de um 3 round.

Pontuação
- Soco ou chute bem aplicado: 1 ponto
- Soco ou chute bem aplicado que derruba o adversário: 2 pontos
- O lutador derruba o adversário sem cair: 2 pontos
- O lutador perde o equilíbrio: 1 ponto
- O lutador executa técnica de joelhada  sem segurar: 1 ponto

Falta:
Na primeira violação da regra, dedução de 1 ponto. Na segunda, dedução
de 3 pontos. Na terceira, o atleta é desclacificado.

Faltas técnicas:
Na primeira violação das regras, advertência. Na segunda , dedução de 1 ponto.
Na terceira, o atleta é desclassificado.

Equipamentos obrigatórios - Sanshou (amadores)
O uso obrigatório de capacete (com grade para os iniciantes), coquilha para os homens (proteção para a genital), luvas (8 oz para até 65 kg e 10 oz para categorias acima de 70 kg) , protetor bucal e protetor torácico (um tipo de "armadura" do mesmo material da luva). Na categoria Juvenil usam-se protetores para canela e peito do pé.

Categorias
Obs: Para o atleta fazer a pesagem é necessário ter um atestado médico,
habilitado a participar do evento.
Sanshou pode ser traduzido literalmente como "mãos livres" ou Sanda traduzido como "luta livre" é uma forma chinesa
moderna de combate mão-a-mão, um sistema de auto-defesa, um esporte de combate
Não é considerado um estilo de luta independente, mas um dos componentes das diversas modalidades de artes marcial chinesa,normalmente
ensinado integrado a diversas formas de wushu
O termo Sanda é mais antigo e mais comum quando o governo Chinês formalizou e padronizou as artes marciais usou oficialmente o termo sanshou para
designar este aspecto posteriormente voltado a usar o termo Sanda O novo sistema deve observar 3 critérios
* Simplicidade
*Combate Direto
*Efetivo Contra Oponentes mas Fortes

Kung Fu 



Kung Fu significa Trabalhar Duro, e é uma palavra chinesa para denominar um tipo de arte marcial. Para os chineses, kung fu não é usado apenas para a luta, significa algo que foi adquirido com muito esforço e competência na luta corporal.
O kung fu tem origem na necessidade dos chineses, há muito tempo atrás, lutarem contra animais ferozes e inimigos. Existem diversas lendas sobre a verdadeira origem, mas um monge chinês chamado Ta Mo, subiu numa montanha e começou a observar o movimento dos animais, as posições que lutavam e também como se defendiam. A partir dessa observação surgiu o kung fu, que para os orientais é considerado uma arte, e não uma luta.
O termo kung fu se popularizou no final dos anos 60, pela repercussão dos filmes de artes marciais, estrelados por atores como Bruce Lee e Jackie Chan, além dos seriados na televisão. O kung fu tem o objetivo de trabalhar não apenas o corpo, mas também o desenvolvimento pessoal, criando  disciplina, persistência e respeito aos limites dos indivíduos; ele estrutura o corpo e a mente fazendo com que as pessoas aprendam a serem derrotas, e poder encarar novos obstáculos sem desistir ou desanimar.

O kung fu foi reformulado, existe o kung fu moderno, que é mais voltado para atletas, que estão mais preocupados com o corpo, e o kung fu tradicional, que possui toda a filosofia chinesa, e pode ser praticado por pessoas de todas as idades.