quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Kung fu
O kung fu foi desenvolvido na China como uma arte de guerra a mais de 3000 anos, e hoje é uma das artes marciais mais difundidas no mundo.
Seus movimentos são inspirados nos animais, na natureza e em aspectos cultuais e históricos da China.


O termo “kung fu” ficou muito popular graças a sua exposição através de filmes como os de Bruce Lee e do seriado “Kung Fu”, com David Carradine. Contudo, “kung fu” tem um significado mais amplo, referindo-se a uma habilidade atingida após um tempo de esforço. Poderíamos dizer então que um pintor tem um bom kung fu, caso ele se dedique a sua arte, ou que uma mãe ou pai tem um bom kung fu para administrar o lar.


A palavra “Wu Shu” (wu: marcial/ shu: arte) seria mais correta para designar a arte marcial, mas hoje em dia ambas são aceitas, apesar de no Brasil “wu shu” ser mais utilizado para se referir à forma contemporânea e desportiva do kung fu, criada em 1950. 
Além de uma arte marcial e esporte, o kung fu também pode ser um sistema de defesa pessoal e uma filosofia de vida, que busca o aprimoramento e bem estar físico e mental.
Sua base filosófica se dá no Budismo, Taoísmo e Confucionismo, auxiliando no desenvolvimento de virtudes como disciplina, bom caráter e respeito a si e ao próximo.











Como uma arte milenar, a origem do kung fu esta envolta em mistérios. Apesar de muitos atribuírem erroneamente ao monge indiano Bodhidharma, a criação do kung fu foi um processo que se deu ao longo da história, e a maioria dos registros infelizmente se perderam no caminho. Eventos como o incêndio do Templo de Shaolin, furtos e diversas guerras são algumas razões por não termos hoje muitos documentos que auxiliem no estudo da história desta arte milenar. 
Além da história oral, passada de pai para filho e mestre para aluno, alguns indícios como gravuras ou armas encontradas por escavações arqueológicas dão algumas pistas da idade desta arte marcial.
O kung fu foi dividido desde sua criação em “estilos”, que são maneiras diferentes de desenvolver as técnicas.


Academia Kung Fu Sanshou Wu Tao Londrina
Academia Kung Fu Sanshou Wu Tao Cambé
Boxe Chinês Wushu




Nenhum comentário:

Postar um comentário